transtorno bipolar

Transtorno Bipolar: O que é, como identificar e principais sintomas

Transtorno Bipolar, Bipolaridade ou o antigo Transtorno Maníaco-Depressivo, essas são algumas das nomenclaturas desse distúrbio psiquiátrico que aflige tantos pacientes e familiares.
Transtorno Bipolar: o que é?

Popularmente diz-se que alguém é bipolar se em momento está alegre e depois no mesmo dia se encontra triste e irritado, ou alguém que muda de opinião toda hora. Essas características não têm nada a ver com o diagnóstico do transtorno bipolar.

Ele é um distúrbio psiquiátrico que pode se apresentar de diversas maneiras, podendo ser de difícil diagnóstico, mesmo por um médico psiquiatra experiente.

No transtorno bipolar ocorrem mudanças de comportamento e humor de maneira flutuante.

A pessoa bipolar pode apresentar um variações de humor, tristeza e aumento de irritabilidade ao longo de semanas a meses. No momento em que a pessoa está com os ânimos elevados, chamamos de fase maníaca.

Quando há tristeza e o ânimo está em baixa, chamamos de fase hipomaníaca. Quando as duas fases se sobrepõem, dizemos que é uma fase de estado misto.

Quando começam a aparecer sintomas?
Os primeiros sinais da doença começam a se manifestar no início da adolescência, dos 15 aos 19 anos. É extremamente recomendado que, assim que os primeiros sintomas sejam identificados, a família ou amigos ajudem a pessoa a entender a importância de procurar um médico psiquiatra.
Tipos de transtorno Bipolar
Um ataque de pânico é uma crise de ansiedade desencadeada por uma sensação intensa e aguda de medo ou terror. Para tentar controlar e diminuir a ocorrência ou tempo de duração, existem algumas medidas que podem ser praticadas:

Sintomas da fase Maníaca:

  • Impaciência
  • Pensamentos acelerados
  • Redução da necessidade de sono
  • Inquietação
  • Delírios/pensamentos de grandeza e poder
Sintomas da fase Hipomaníaca:
  • Irritabilidade
  • Aumento ou perda de apetite
  • Euforia
  • Excesso de energia
Na fase hipomaníaca, NÃO há sintomas psicóticos e os sintomas não são tão importantes a ponto que o paciente precise ser internado ou buscar um pronto atendimento.
Tipos de transtorno Bipolar
Transtorno Bipolar Tipo 1

Quem possui esse tipo de distúrbio costuma apresentar pelo menos um episódio de mania (que dura ao menos 7 dias), podendo também ter episódios depressivos.

Em ambos os casos os sintomas são intensos e comprometem o funcionamento do paciente, comprometendo relacionamentos afetivos, sociais e familiares. Em casos de risco de suicídio e de complicações, pode haver a necessidade de internação em leito de enfermaria de psiquiatria

Transtorno Bipolar Tipo 2

Trata-se de um tipo mais “brando” do transtorno bipolar, ocorrendo episódios depressivos e de hipomania.
Como tratar o Transtorno Bipolar?
A principal forma de tratamento do transtorno bipolar é a utilização de medicamentos para estabilizar o humor, associada à psicoterapia. Assim como em pacientes com problemas cardíacos ou diabetes, quem sofre com transtorno bipolar precisa adotar mudanças em sua rotina. Não se privar das horas de sono, evitar consumir substâncias que têm efeito estimulante no cérebro, como cafeína, álcool e anfetaminas, evitar ambientes estressantes são alguns exemplos.

Conhece alguém que pode se beneficiar dessas informações? Compartilhe esse post:

Posts sugeridos:

plugins premium WordPress
Precisa de ajuda? Fale conosco