Popularmente diz-se que alguém é bipolar se em momento está alegre e depois no mesmo dia se encontra triste e irritado, ou alguém que muda de opinião toda hora. Essas características não têm nada a ver com o diagnóstico do transtorno bipolar.
Ele é um distúrbio psiquiátrico que pode se apresentar de diversas maneiras, podendo ser de difícil diagnóstico, mesmo por um médico psiquiatra experiente.
No transtorno bipolar ocorrem mudanças de comportamento e humor de maneira flutuante.
A pessoa bipolar pode apresentar um variações de humor, tristeza e aumento de irritabilidade ao longo de semanas a meses. No momento em que a pessoa está com os ânimos elevados, chamamos de fase maníaca.
Quando há tristeza e o ânimo está em baixa, chamamos de fase hipomaníaca. Quando as duas fases se sobrepõem, dizemos que é uma fase de estado misto.
Sintomas da fase Maníaca:
- Impaciência
- Pensamentos acelerados
- Redução da necessidade de sono
- Inquietação
- Delírios/pensamentos de grandeza e poder
- Irritabilidade
- Aumento ou perda de apetite
- Euforia
- Excesso de energia
Quem possui esse tipo de distúrbio costuma apresentar pelo menos um episódio de mania (que dura ao menos 7 dias), podendo também ter episódios depressivos.
Em ambos os casos os sintomas são intensos e comprometem o funcionamento do paciente, comprometendo relacionamentos afetivos, sociais e familiares. Em casos de risco de suicídio e de complicações, pode haver a necessidade de internação em leito de enfermaria de psiquiatria
Transtorno Bipolar Tipo 2