Transtorno de personalidade borderline

Transtorno de Personalidade Borderline

Muito se fala dos transtornos de personalidade, que são distúrbios psiquiátricos associados à maneiras de viver que podem trazer sofrimento e prejuízo no funcionamento na vida das pessoas que convivem com esses transtornos. Um dos transtornos de personalidade mais ouvido é o transtorno de personalidade borderline
O que causa transtorno de personalidade borderline?
Não existe uma “causa” específica, diferente por exemplo de um resfriado comum, que pode ter um vírus como causa. É sim o resultado de uma série de fatores combinados: biológicos, psicodinâmicos, sociais e culturais. É comum que pessoas que convivam com o transtorno de personalidade borderline tenham passado por algum estresse emocional ao longo da vida, tal como morte de uma pessoa próxima, abuso, crescimento em ambiente conturbado.
Quando começam a aparecer sintomas?
Os primeiros sinais da doença começam a se manifestar no início da adolescência, dos 15 aos 19 anos. É extremamente recomendado que, assim que os primeiros sintomas sejam identificados, a família ou amigos ajudem a pessoa a entender a importância de procurar um médico psiquiatra.
O que é o transtorno da personalidade borderline?

É um distúrbio psiquiátrico onde a pessoa apresenta, desde a adolescência, uma personalidade com funcionamento que traz sofrimento e disfuncionalidade na esfera pessoal e social.

Dentre as principais características referentes ao modo de ser da pessoa, destacam-se:
  • instabilidade emocional
  • relacionamentos interpessoais intensos e conflituosos, com muitos “altos” e “baixos”
  • sentimento de vazio interno constante
  • impulsividade.

Pacientes que convivem com o transtorno borderline tem grande dificuldade em estar sozinhos, evitam situações nas quais se sintam abandonados e podem apresentar crises de angústia com idéias de morte.

Também é comum que pessoas que sofram com esse distúrbio apresentem outros transtornos psiquiátricos, como transtorno de humor (depressão), estresse pós-traumático e distúrbios alimentares.
Sinais da Personalidade Borderline
Cada indivíduo pode apresentar sinais distintos, tais como:
  • Grande medo e esforço para evitar sensação de abandono, seja real ou imaginário;
  • Padrão de relações instáveis e muito intensas com familiares e amigos, passando de um extremo (idealização) ao outro (desvalorização da outra pessoa);
  • Distorção da autoimagem;
  • Comportamentos suicidas recorrentes ou comportamentos de automutilação;
  • Raiva intensa ou desproporcional;
  • Comportamento impulsivo, como gastar dinheiro demais, sexo inseguro, abuso de substâncias, direção imprudente;
  • Humor altamente variável, mudando dentro de algumas horas a alguns dias;
  • Sentimentos crônicos de vazio;
  • Sintomas dissociativos, como sentir-se fora do corpo ou perder contato com a realidade.
Diferença entre borderline e bipolaridade
Tratamento para o transtorno de personalidade borderline
É comum ser utilizada a combinação de medicamentos psicotrópicos como antidepressivos e da psicoterapia, com a terapia cognitivo-comportamental (TCC).

Conhece alguém que pode se beneficiar dessas informações? Compartilhe esse post:

Posts sugeridos:

Precisa de ajuda? Fale conosco