Esquizofrenia: Tudo o que você precisa saber sobre a doença

A Esquizofrenia é um distúrbio psiquiátrico caracterizado pela perda do contato do paciente com a realidade. É uma doença desconhecida por leigos e infelizmente são inúmeros os casos em que a distúrbio não é identificado e tratado da maneira adequada.

Após a leitura desse artigo, você vai saber:

• Origens da esquizofrenia
  • Principais sintomas da esquizofrenia
  • Quais os tipos de esquizofrenia
  • Como é o tratamento da esquizofrenia

Causas da Esquizofrenia

De maneira geral, os transtornos psiquiátricos não têm causas totalmente identificadas. No caso da esquizofrenia, sabe-se que ela é decorrente de fatores genéticos e ambientais.

Ela costuma ocorrer em uma proporção igual em homens e mulheres, tendo nelas uma ocorrência um pouco mais tardia.

Em relação aos fatores ambientais uso de substâncias psicoativas (maconha, cocaína…) e eventos estressantes podem facilitar o surgimento da doença em pessoas susceptíveis.

Sintomas da esquizofrenia

Os sintomas podem ser “classificados” como sintomas positivos, como delírios e alucinações, ou negativos, como aplanamento afetivo, redução da fala e diminuição dos impulsos e das vontades.

Alguns dos sintomas que você pode observar em alguém com esquizofrenia são:

• Alterações na fala, postura e comportamento
  • Escutar ou ver coisas que não existem
  • Descaso com higiene pessoal
  • Fica apático em situações atípicas
  • Sensação de ser perseguido ou estar sendo vigiado

Tipos de Esquizofrenia

• Esquizofrenia paranóica: há tendência a achar que está sendo vigiado ou perseguido. Ocorre também o isolamento social e falta de emoção.
  • Esquizofrenia desorganizada: o paciente apresenta um comportamento infantilizado, falta de lógica nos pensamentos e há maior passividade do indivíduo. Também é conhecida como ‘esquizofrenia hebefrênica’.
  • Esquizofrenia catatônica: o indivíduo apresenta um quadro de apatia e diminuição da atividade motora, podendo permanecer durante horas na mesma posição.
  • Esquizofrenia residual: Quadro que apresenta sintomas negativos, e inclui redução do convívio social e dificuldades em se expressar.
  • Esquizofrenia indiferenciada: São pacientes que apresentam algumas características de algum dos tipos de esquizofrenia, mas não se enquadram especificamente em nenhum deles.

Tratamento da Esquizofrenia

A esquizofrenia é uma distúrbio que não tem uma cura.

Porém, muitas pessoas que convivem com o transtorno podem levar uma vida produtiva seguindo um tratamento que seja adequado às suas necessidades. Normalmente, esse tratamento é feito com ajuda psiquiátrica aliada à medicação, sendo a principal classe medicamentosa os antipsicóticos, além da psicoterapia.

Conhece alguém que pode se beneficiar dessas informações?

Conhece alguém que pode se beneficiar dessas informações? Compartilhe esse post:

Posts sugeridos:

Precisa de ajuda? Fale conosco