Alguns hábitos são profundamente danosos à saúde, trazendo uma série de prejuízos a longo prazo. Porém, não é fácil abandoná-los, pois, muitos deles são frutos de vícios e dependências em substâncias químicas.
O tabagismo é um dos principais deles. Seus danos são severos.
Segundo dados do INCA, são registradas 200 mil mortes anuais devido a dependência pelo cigarro. E essa palavra representa significativamente a questão cerne do problema: vício.
Como todos eles, é necessário que a pessoa passe por tratamento médico, a fim de conseguir diminuir a dependência e parar com o consumo do cigarro definitivamente.
Continue lendo e veja quais são os principais malefícios no consumo do cigarro, veja a importância de parar de fumar e compreenda o papel da psiquiatria para te ajudar a parar de fumar.
Os males do vício em cigarro
O cigarro traz uma série de males para o organismo do fumante. E não é só ele que sofre com os problemas acarretados pelo consumo dessas substâncias tóxicas. Aqueles que estão em volta também sofrem, sendo os fumantes passivos.
Alguns dos males que o consumo regular traz são:
- o cigarro vendido comercialmente é composto de mais de 4500 substâncias tóxicas, sendo pelo menos 43 cancerígenas;
- ele também é feito com Polônio 210 e Urânio, duas substâncias radioativas;
- a nicotina, substância base do cigarro, é altamente viciante, causando dependência física e psicológica;
- ao entrar no organismo, ela causa mudanças imediatas no organismo, como aumento da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos, constrição dos vasos sanguíneos, aumento do risco de trombose, perda do paladar, entre outros;
- ele também causa uma série de problemas a longo prazo, como o desenvolvimento de tumores, problemas cardiovasculares (infarto, angina, entre outros), bronquite cardíaca, estomatite, diabetes, otite, osteoporose, AVC, linfoma, catarata, tuberculose, sinusite, entre outros problemas.
Além disso tudo, vale lembrar que as substâncias tóxicas são encaminhadas também pela fumaça. Ou seja, as pessoas que convivem com você também estão submetidas ao mesmo tipo de problema a longo prazo.
A importância de parar de fumar
Em primeiro lugar, como toda substância viciante, quanto mais ela é consumida, mais difícil é o processo de desintoxicação e, portanto, mais difícil é conseguir parar. Portanto, quanto antes você decidir parar, melhor para você.
Além de todos os problemas de saúde envolvidos, como falamos acima, o vício no cigarro pode estar mascarando alguns problemas que são de raiz mais profunda na pessoa.
Por exemplo, há pacientes que relatam atrelar o cigarro à sensação de calma. Ou seja, tendem a aumentar o consumo enquanto estão estressados. Isso é sinal de que há algo mais profundo a ser resolvido, e não é com o tabagismo que o problema será devidamente encarado.
Como a psiquiatria pode ajudar nisso
A psiquiatria pode ajudar a parar de fumar de forma eficiente, tratando não só o vício, evitando crises pesadas de abstinência, bem como também indo mais a fundo e tratando as questões que contribuem com o vício.
Seguindo o exemplo anterior, caso o ato de fumar esteja atrelado a uma ansiedade, é importante não só ensinar hábitos que auxiliarão a diminuir e findar o tabagismo, mas também tratar a própria ansiedade, a fim de que não seja mais um gatilho para a pessoa.
Isso é importante para evitar recaídas. Por exemplo, toda vez que o paciente passar por uma situação tensa, que leve a um quadro ansioso, ele sentirá vontade de fumar. E, em um desses momentos, pode ocorrer a recaída e a volta do tabagismo.
Tem alguma dúvida sobre o papel da psiquiatria no fim do tabagismo ou tem interesse nesse tipo de tratamento? Entre em contato e tire todas as suas dúvidas.